O QUE TODOS QUEREMOS DIZER SOBRE A AULA ONLINE.



Como universitária,  estudar a distância por causa da quarentena está sendo um grande desafio, tanto para o aprendizado quanto para o foco nos estudos. Quando ficamos muito tempo em casa, perdemos o senso de responsabilidade e dever, de que temos a obrigação de estudar algo. 

Não mais do que isso, nos mergulhamentos em atividades levadas por nossos interesses, como ficar nas redes sociais ou assistir filmes e series.

 Por isso, o estudo a distância é baseando na autodisciplina do aluno, ou seja, é ele que organiza e si mesmo, com sua própria autodeterminação. Demanda muita energia para que alguém consiga continuar a estudar normalmente, foco e força de vontade. 

Mas esse não é o ponto principal do texto. Não somente a dificuldade de foco e de autodisciplina, o estudo online e remoto possui outros desafios. Vamos lá conferir alguns?

                                      Conexão com a internet



- Para mim isso é assunto sério. O que não é necessariamente problema para algumas pessoas, é causa de grande estresse no meu dia a dia. Minha internet cai, ou fica super lenta. Já perdi muitas aulas onlines por causa disso. Graças a Deus as aulas ficam gravadas. Um instrumento super importante, não acha?

                                                      - Prestar atenção nas aulas



- Não minto,  algumas aulas não conseguem prender minha atenção. E me fazem voar na maionese. Alguns professores colocam somente uma tela compartilhada da matéria e tiram a imagem de seus rostos e isso me irrita completamente, por que não consigo prestar atenção somente com a audição, preciso pelo menos ver a pessoa. Sem contar com os sons externos. Meus pais passando perto de mim, Conversando um com o outro, toda essa agitação tira o meu foco da aula. 


                                           Acordar cedo





Está ai mais problema. Minhas aulas começam as 7:30 da manhã todos os dias, e mesmo usando o despertador, é difícil convencer o cérebro acordar cedo e levar a aula à sério. Resultado: eu acordo super atrasada.



                                           Acumulo de trabalhos e atividades para fazer.



Com as aulas a distância, veio um grande número de atividades que os professores alegremente demandam para nós alunos fazermos. É comum ter vários trabalhos, e o acumulo deles, devido a nossa mania de deixar para depois, e como eu disse antes, a perca de senso de dever que vem ao estudar em casa. 

Bem com a organização de atividades por dia que eu adotei e está no post "o mais importante" consegui superar esse acumulo. Confere lá eheheheh
                                                   
                                   Participação das aulas
  


Mesmo que exista a possibilidade de fazer comentários durante a aula online, não é possível ter um debate de ideias completo, nem com os colegas e nem com o professor. O professor responde as perguntas do aluno, mas não acredito que a conversa flua da mesma forma que a presencial. 

O comentário escrito por exemplo, limita muito o que o falado poderia expressar, sem contar que os gestos não podem ser mostrados. Quer dizer, todo mundo desliga a câmera, certo?

                   Limitação comunicação aluno/ professor
(não desse tipo, LIARS.)


Na minha turma, acredito que seja comum em todas as outras, é normal o professor ficar um pouco depois das aulas para responder questões pessoais do aluno, seja uma dúvida que ainda restou da matéria, ou uma ajuda em um artigo por exemplo. Infelizmente, essa interação é também perdida por causa do recurso online. 

E por fim, para aqueles que fazem atividades, como minha  irmã que estuda arquitetura e nas aulas é feito o desenho de  plantas de casas, é realmente um desafio. Nessas aulas, é também preciso que o professor observe como o desenho está sendo feito,e oriente o aluno ao faze-lo. Não dá para negar que é realmente horrível.


Ps: E saudade de ver os colegas? e de jogar uno no intervalo? :(


Para você, quais são os maiores desafios? comente ai!



Comentários

Postagens mais visitadas