COMO EU LIDO COM MINHA ANSIEDADE


   Ter ansiedade já atrapalhou bastante a minha vida, e me fez ficar preocupada com muitas coisas sem sentido e estragar tudo.  Em muitas ocasiões, ela já me fez simplesmente desistir de fazer muitas coisas.

   Ela não somente  me fazer ter  preocupação como tudo mundo tem, mas sim ficar nervosa com coisas  que irão acontecer somente há um mês, com prazos de trabalhos que não irão vencer tão rapidamente. Por isso, depois de tantos erros e acertos, junto com tentativas frustradas, consegui amenizar a situação, porque não acho que seja possível se livrar totalmente disso. 

  Por isso, se você se identifica com a situação,  segue ai 5 hábitos que me ajudam a me sentir melhor. 



                               Organizei totalmente o meu dia.


                             





   Como  eu disse no post “ O mais importante" eu criei o hábito de escrever em uma agenda todos os meus planos e riscar todos dias as atividades feitas. Isso me ajuda muito, porque ao invés de ficar preocupada com um trabalho que irá acontecer daqui a um mês, eu o divido em pequenos passos. 

  Por exemplo, eu tinha um trabalho de projeto de pesquisa na faculdade para fazer, e como ainda havia um mês para matar, comecei primeiro em decidir o tema, fiz isso e fiquei mais tranquila. E  depois de uma semana, resolvi começar a buscar na internet e livros esse tema que eu já tinha escolhido, e depois de encontrar, eu risquei novamente.  

     Fazer isso tira aquele medo de não dar certo ou de  não dar tempo de fazer a atividade e me deixa concentrar em outras coisas. ( Se não, eu não consigo parar pensar sobre o trabalho)




                                    Me mantenho ocupada


                       





    Mesmo dividindo meus afazeres, eu ainda fico pensando em todas as coisas que preciso fazer, esses PENSAMENTOS são inevitáveis  para mim.  

  Por isso, sempre quando começo a surtar por causa de meus deveres, eu paro e vou fazer algo mais simples. Sim, simplesmente ignoro e vou fazer algo pequeno. O difícil  nesses momentos é agir, mas quando você começa algo, é mais fácil de prosseguir. 

   Se você tem algo que precisa fazer, sempre comece por aquilo que você mais gosta, ou acha mais fácil, funciona.



              Nervosismo antes da prova também é muito comum.


                      

    Pode ser tão grande que me faz ficar incapaz de resolver a prova normalmente. Eu já tive isso algumas vezes, e com toda certeza, esses episódios me fizeram ficar com as piores notas. Por isso, o que funciona para mim é tirar da minha mente todos os pensamentos negativos e respirar fundo. 

   Eu evito pegar no caderno antes das provas e tento confiar no meu conhecimento. Todas ás vezes que falhei, foi porque não tinha confiança em mim. Acredite,  você é mais inteligente que imagina. 

 Ah, também tenho o hábito de sempre que alguma prova me deixa nervosa depois de entregá-la, de não corrigir com os meus colegas. Se você ainda tem outra prova para fazer no dia, e ao conferir as respostas as coisas não forem bem, é bem provável que fique desanimado e o desempenho na próxima prova caia. Por isso, tente esquecer a prova anterior, mesmo que seja difícil, e pense positivo sobre a posterior,  vai dar certo.
                                                                        
                                              Eu tomo chá.  

                    





    Esse hábito me ajuda bastante, sempre que percebo que preciso relaxar, eu faço um pouco de chá e tento me concentrar somente nele.  Faça uma pausa e diga a si mesmo que tudo é exagero. Esse ritual me faz sentir melhor. Não acho que é o efeito da propriedade do chá, ajuda, mas a crença que coloco nele que ele me faz acalmar.   

  Você pode fazer outras coisas, como contar de 1 a 10, ou escutar música por exemplo, procure algo que te faça reorganizar sua mente e começar novamente.


            Faça tudo o que tiver ao seu alcance, e depois, paciência.

                   



   Eu tenho um princípio próprio que se resume em não se preocupar com cosias que fogem do meu controle. Está no seu controle? Se preocupe e faça algo. Não está? Ponha em segundo plano e espere. Não deixe sua mente se concentrar totalmente em preocupações, continue em frente, em algum momento você terá sua resposta. 


                                       Não se auto sabote.

                   

Algumas coisas à primeira vista parecem simplesmente impossíveis. E isso já me deixa nervosa antes de começar. Por isso, criei  o hábito de mesmo que à primeira vista  eu ache completamente impossível, de tentar. Isso mesmo, tente. Se é um texto, eu leio aos poucos e sublinho o que acho importante e depois leio novamente e se necessário, faço anotações e pesquisas.  Não leia tudo de uma vez, porque  se você fizer isso, com certeza vai ser impossível de entender e irá desistir de cara. Faça aos poucos.  Vai dar certo. OK?
                                                            
                                             Procure ajuda.

                     




  E por último! Não tente se tratar sozinho! Se você sente que simplesmente não consegue melhorar e que a ansiedade está atrapalhando a sua vida, sinta se livre para procurar uma ajuda profissional.  Eu mesmo já cheguei em um ponto em que tive que fazer isso pois eu não estava conseguindo fazer coisa nenhuma. E depois de ajuda, consegui voltar aos eixos. 


  Eu sei que falar para procurar ajuda exclui tudo o que eu disse anteriormente, mas falo isso porque as pessoas banalizam muito a ansiedade, como se fosse culpa da pessoa ou algo muito simples. Não é, se você é capaz de ter a situação sobre controle, pode usar dos 5 hábitos à vontade, mas se não, tudo bem, você pode reconhecer sem medo. 



E ai, gostou? Que tal dizer para mim, quais são seus hábitos? Vamos nos ajudar !


Comentários

Postagens mais visitadas