PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE O CURSO DE DIREITO

Quando entrei na faculdade de direito,  estava muita entusiasmada por finalmente começar a fazer o meu curso dos sonhos, e  tinha certamente muitas expectativas. Eu queria logo aprender sobre leis, tribunais e casos no mundo do jurídico, mas é claro que as coisas não são assim!  O primeiro período, acredito que para todos os cursos, é somente uma introdução a todos os conteúdos a serem aprendidos. Por isso, irei compartilhar com vocês, interessados nesse curso incrível, quais foram minhas surpresas e reações à elas!

Segue a lista !

                                         
                     Quem estuda direito, lê muito?



A resposta é, o estudante de direito precisa ler muito (pesquisar, procurar respostas) se quer realmente se formar com qualidade. Você precisa procurar a doutrina ( livros) se quer ter um conhecimento profundo sobre os assuntos. Mas não significa que todo estudante de direito faz isso. 

                           - Estudar direito, é decorar leis? 

Fazer Direito não é decorar leis, e sim, aprender a interpreta-las e usa-las no caso concreto, ou seja, aplicar a lei aos fatos, acontecimentos que acontecem no mundo jurídico. Interpretar a lei e saber  usar a lei, ser amiga dela, ok?

                        
   - Porque você está fazendo direito e em que área pretende atuar? 

O advogado que eu quero ser <3

Essa foi a pergunta que o professor de história do direito nos fez no primeiro dia. Lembro de ficar pensando bastante tempo em que resposta dar a ele, enquanto ouvia os meus colegas falarem a respeito de seus planos. Sim!  Descobri no primeiro dia que, a minoria dos meus colegas  pensam  em exercer a profissão de  advogado, mas sim em fazer algum concurso. Parece ser preciso muita coragem para advogar.

              - O direito brasileiro não é igual ao americano. 



Essa é definitivamente a primeira facada que o estudante de direito recebe na faculdade. Após vários episódios da série jurídica Suits, eu achava o máximo os julgamentos,até descobrir que no Brasil não é  assim. Nos Estados unidos, o sistema é Common Law,  basicamente, eles julgam através de precedentes judiciais ( para eles, jurisprudência)  casos passados que já foram julgados. No Brasil, é vigente o civil law, com a legislação como a principal fonte do ordenamento jurídico, e os precedentes judiciais como forma de persuasiva. E nossa Jurisprudência é diferente. ( se quiser saber a respeito, deixei no final)

                   - Afinal, O que é essa tal de Pirâmide de Kelsen?


 Por algum motivo, os professores acham que nós, meros mortais, sabemos à respeito dessa bendita pirâmide. ( basicamente, se trata da hierarquia do ordenamento jurídico, com a Constituição como norma superior)  Conselho, se quer fazer direito, pesquise antes sobre isso e dê uma de sabichão.

                                  - Não compre um terno. 

Estudante de direito quando usa terno pela primeira vez.

Todo mundo pensa que os estudantes de direito usam terno logo de cara, mas não é assim que funciona. Ninguém vai para faculdade assim, ( óbvio) E também, não é o mais importante.Só usamos para apresentar determinados trabalhos, e sim, adoramos isso.

- Teoria geral do Direito é a melhor matéria do primeiro período e tente me provar o contrário.


 Nessa matéria, os calouros, possuem seu primeiro contanto com o direito. Que lindo! aprendemos as definições de Direito, a formação do pensamento jurídico,  das normas, do positivismo, do jusnaturalismo e um monte de escolas do direito através do tempo. Sim, ainda não estudamos as normas (códigos) no primeiro período,  está mais para  estudarmos o que é  norma.


-  E por último, a mais temida matéria ( pelo menos na minha faculdade) Ciência política, ou teoria do Estado. 



Na minha faculdade, todo mundo vai falar para você o quão difícil essa matéria é. Talvez por tratar da formação do Estado, da definição de poder, da evolução do poder, e alguns conteúdos abstratos, muitos alunos acham um pouco complicado. Bem, eu mesma pensei que tinha entendido tudo, até fazer a prova. Felizmente, tudo acabou bem.

E então, você que faz a faculdade, se identificou com algo? E você, o que achou do curso, topa?
Abraços!


- Jurisprudência:Para nós, a jurisprudência é um conjunto de decisões judiciais proferidas de forma reiterada por um tribunal em um determinado sentido. Ex: Decisões do supremo tribunal Federal, e Supremo tribunal de Justiça. Decisões feitas por juízes comuns são só precedentes.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas